href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

domingo, junho 26, 2005

Reflexões (I)

Quando alguem sai de um meio pequeno e vai para um grande centro, e quando ainda por cima se tem gosto em leitura, vai-se procurar o que por cá não existe: livrarias. O maior dos espantos é quando entramos em grandes livrarias e encontramos montes de gente por lá, a livraria cheia de gente. Isso é bom, definitivamente bom. Ou não? se calhar não, pois quando começamos a reparar no que essa gente lê, ou melhor, nos livros que essa gente procura, ficamos estupefactos, pois, 99% das pessoas so compra, ou vê, os grandes "best-sellers" do momento. Livros como o Codigo da Vinci, Anjos e Demonios, ou um qualquer livro de Paulo Coelho. Como é possivel que numa livraria onde existem milhares e milhares de livros, ou seja, montes de conhecimento, quase toda a gente que la entra so pensa nos livros "famosos", mais a mais, num sitio onde os livros ate estão ordenados por temas. Será que é para as pessoas se sentirem mais cultas nas conversas de cafe, ou apenas porque não se interessam por mais nada. Ou então deverá ser porque vem ai a epoca de irmos para a praia e fica sempre bem irmos com um livro conhecido debaixo do braço. Depois é curioso encontrar pessoas novas, na casa dos seus 20 anos, vestidas de "gótigas" ou "metal" (tão a ver o genero), a tentarem dar nas vistas por toda a livraria e a dizer mal de todos os livros em que reparam, como se já os tivessem lido a todos (duvido que tivessem lido mais do que as capas de alguns CDs em toda a vida). Mas claro, existem sempre excepções á regra. Podemos encontrar pessoas a procura de todo e mais algum genero de livros (claro que em muito menor numero do que aqueles que pocuram os best-sellers).

(Enigma)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A bem ou a mal...
As pessoas ou menos assim ainda vão lendo algo!
Nem que sejam os tais best-sellers!
Correcto?!

9:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Certo que assim se vai lendo alguma coisa, mas o que me "revolta", é que por entre tanto conhecimento disponivel, as pessoas, não o procuram, passam-lhe ao lado.

(Enigma)

3:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ao lado passa muito não só o conhecimento!
o que descreves acontece com a musica, com os filmes, com toda a arte em geral. Só se conhece, só se quer conhecer - e esta é a parte importante (só se quer conhecer) - os livros da moda, a música da moda, os filmes da moda, etc..., como se diria em relação a um filme só os "hoolyodescos" (or something like that) interessam..
O desconhecido nem sempre atrai... e já agora por mais que se diga que a compra de livros aumentou e que os portugueses leem cada vez mais, não me parece que seja verdade!!!! parece que são números, apenas números e como todos os números é preciso ter o contexto todo para se poder analisar a questão...

[posidon]

12:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home