"Uma mesa cheia de feijões. O gesto de os juntar num montão único. E o gesto de os separar, um por um, do dito montão. O primeiro gesto é bem mais simples e pede menos tempo que o segundo. Se em vez da mesa fosse um território, em lugar de feijões estariam pessoas. Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas. O primeiro gesto, o de reunir, aunar, tornar uno, todas as pessoas de um mesmo território é o processo da CIVILIZAÇÃO. O segundo gesto, o de personalizar cada ser que pertence a uma civilização é o processo da CULTURA. É mais difícil a passagem da civilização para a cultura do que a formação de civilização. A civilização é um fenómeno colectivo. A cultura é um fenómeno individual. Não há cultura sem civilização, nem civilização que perdure sem cultura."
Almada Negreiros, in 'Ensaios'
Será que isto é o que está a acontecer em Portugal? ou é será que é aquilo que á muito acontece, e que definitivamente está a afastar o nosso Pais do resto da Europa, que nos está a deixar para tras. A excepção de alguns "feijões" que saem por si proprios do monte, não há nada nem ninguem que os separe, e pior que isso, acho que a grande maioria nem sequer tem vontade de lá sair.
(Enigma)
1 Comments:
A politica com que nos deparamos todos os dias em portugal e no mundo é a do tornar uno. Não o de tornar uno para formar uma civilização, mas uno para formar uma cultura. Relembro o "outro" que numa das suas músicas diz que (cito de cabeça) quero-me tornar um ser autonomo e não automato! Não quero ser igual a todos os outros, mas a civilização assim me obriga!
Isto é um tema interessante e que vem de encontro aquelas preocupações que exprimi faz tempo (lembram-se) na verdade transformar o ser humano num ser uno, numa bola igual, é transforma-lo num ser irracional sem liberdade. Aqui não vale a pena "achar" a maioria não quer sair. Na verdade a maioria não tem escolha, não sabe que pode sair. Se eu só conhecer o meu universo sou sem duvida mais feliz.
[posidon]
Enviar um comentário
<< Home