href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

sábado, janeiro 29, 2005

Uma Praga

Escrevia João Lobo Antunes em "Numa Cidade Feliz" :

"(...), como as pestes ou as pragas, são indispensáveis à vida (...) e visitam-nos com periodicidade regular, obrigando a imaginar novas terapêuticas, sacrificando sempre algumas vítimas e garantindo apenas imunidade temporária."

A "Praga" que atinge actualmente a nossa sociedade (esta crise politica e economica) é indispensavel á sobrevivencia da mesma, pois pode ser que com ela possamos descobrir uma vacina, nem que seja temporaria, mas que faça com que as coisas melhorem. Mas como João Lobo Antunes refere, isto à custa de algumas vitimas, esperemos que essas vitimas sejam aqueles individuos que são apelidados de polititcos, que procuram um lugar no governo para bem proprio, que apenas sabem dizer mal dos outros e que em nada dignificam ou melhoram este país. Vamos esperar pelas proximas eleições, a ver se esta praga continua (não estou a apelar ao voto no PS) ou se uma imunidade temporaria nos irá livrar de esta tensão permanente em que vivemos. Resta saber uma coisa, se existem "Médicos" à altura para criarem esta vacina, alguem que tenha a coragem de tentar alterar o nosso sistema, alguem que tenha novas ideias e as traga a publico, sem medo de ser criticado, pois acredito que muita gente tenha muitas e novas ideias, mas que sejam subjugados pelos seus proprios partidos, os quais têm medo de ser deixados para trás por novo sangue e novas ideiologias. Chega de votarmos num partido porque o que lá estava antes não fe nada de jeito, e após 4 anos, voltamos a votar no outro, e vice versa. Isto não é politica, e muito menos eletores, mas isto, tambem advem do actual nivel cultural e educacional da nossa população (mas isto fica para outro post).

(Enigma)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A mediocridade politica só é permitida porque vivemos numa sociedade mediocre. A questão que se põe será Como e quando é que essa mediocridade baterá no fundo, para que depois seja possível a restruturação... Concordo que seja necessário (indispensável, talvez) uma crise para que o lodo seja retirado, mas o problema continua o mesmo, quem vai retirar esse lodo, quando na realidade todos estamos no lodo. A vitória (certa?) do PS nas próximas eleições nada vai trazer de novo para o país. Os problemas que encontramos no PSD (de Santana) são os mesmos do PS (de Sócrates), falta de capacidade para a governação, show off, ideias gastas, falta de coragem, falta de crédito, corporativismo, corrupção, jogo de interesses, etc...
A mudança a ocorrer terá de ser feita apartir da base. As eleições serão mais uma "farsa" para legitimar os senhores que nada farão pelo pais. O meu receio é que esta mediocridade continue por muito mais tempo.

PS: Ouvi o Barroso, em Davos, a com a seguinte afirmação - cito de cabeça - "Foi bom para portugal o acordo a que chegamos, para ajuda os paises menos desenvolvidos. - Não me vou alongar, este paragrafo merece um POST novo....

[posidon]

12:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo que as 2 campanhas (PS e PSD) sejam "iguais", pois creio que não procuram o exercicio de politica seria, (será qe tal algum dia foi feito em Portugal ???) mas sim o chamado "tacho". Dai, faltar a coragem em Portugal de alguem que queira divulgar ideias novas, sangue novo, alguem que estaja disposto a sacrificar-se para um futuro melhor.

PS: Será que existe alguem em Portugal com ideias novas??? :) just jocking

11:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home