href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Um exemplo

Á já muito que conheço o projecto, hoje deu-me para o comentar, por ter lido uma noticia relacionada com o mesmo. O link é este (ponho o URL para se ter em atenção ao endereço): http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/
Primeiro analisemos os URL do link - rcts.pt - Para aqueles que viram o "nascer" da internet em portugal e a possibilidade das escolas publicas poderem ter o seu site, decerto que o -rcts.pt - lhes diz alguma coisa!! O que quero dizer é que este projecto agarrou a primeira oportunidade de se mostrar ao "mundo" e ainda não o largou - Muito Bem!!

Mas vamos ao projecto em sí. A escola da ponte está localizada no conselho de Santo Tirso, em Vila das Aves - não será necessário dizer que faz parte do portugal profundo, onde as coisas são bem diferentes do portugal que vemos por ai. A escola da Ponte, não é uma escola comum, não existem anos lectivos (explicitos) não existe divisão entre alunos, os professores são orientadores e os alunos são "obrigados" a participar na organização e no processo de aprendizagem. Cada aluno aprende à "velocidade" que melhor se lhe adequa, tendo sempre por base um conjunto sólido de docentes para o ajudarem. Os alunos aprendem as matérias que quiserem, sempre dentro de um curriculo que não existe, mas que está lá implicito, pelos professores. Nesta escola os professores não são donos da verdade. A aprendizagem é reciproca. O projecto acenta na autonomia dos alunos e alia a responsabilidade educativa e organizacional nos professores, pais e alunos. As emoções não são deixadas de lado e nesta escola os alunos não são tratados como um número, são pessoas, pessoas que estão ali para aprender e para ensinar!!! Para terminar este breve resumo - o link tem mais informação - resta dizer que a escola da Ponte é uma escola pública!!

Tudo isto vem a propósito de algo histórico - e que será o futuro (espero) - o primeiro contracto de autonomia para uma escola pública, que vem dar maior liberdade e responsabilidade à escola, dando-lhe assim entre outras coisas a possibildade de escolher os professores, ao contrário dos (estupidos) concursos nacionais.
Como tinha de haver alguma coisa a sujar a folha branca, esta assinatura foi feita em tempo de campanha eleitoral, num sitio publico que não a escola. Quero pensar que isto foi só uma coincidência e que nada terá de mesquinho. O projecto não o merece!
Que a escola da Ponte seja um projecto a ser seguido por muitas instituições. Os resultados obtidos destes 29 anos de projecto (parece impossivel mas é verdade 29 anos) estão no site, vale a pena dar por lá uma passada!!

Noticia do público aqui

[posidon]