href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

sexta-feira, abril 29, 2005

Inimigos

Escolhe Inimigos Que Te Mereçam

"Gosto dos valentes; mas não basta bater a torto e a direito; é preciso saber ainda no que se bate. E muitas vezes há mais coragem em se conter e passar adiante, a fim de se reservar para um adversário mais digno. Tende apenas inimigos dignos de ódio, e não inimigos desprezíveis; é necessário que possais estar orgulhosos dos vossos inimigos; já vos ensinei isso. É necessário reservardes-vos para um adversário mais digno, meus amigos; por isso tereis de passar por cima de muitas ofensas, - passar por cima de muita canalha que vos massacrará com as palavras povo e nação. Livrai o vosso olhar de se misturar às suas contestações. É um matagal de direitos e de abusos. Ter de considerá-los irrita. Lançar aí os olhos - atirar-se para a confusão - é a mesma coisa; ide-vos pois para os bosques e deixai dormir a vossa espada! Segui os caminhos que vos pertencem. E deixai povos e nações seguirem os seus escuros caminhos, na verdade, nos quais não brilha uma única esperança!"

Friedrich Nietzsche, in 'Assim Falava Zaratustra'

Ao ler isto, lembrei-me de todas aquelas pessoas, com as quais convivemos diariamente, que a toda a hora nos lançam desafios com toda a sua ignorancia, ao darem a sua opinião rude e basica sobre um tema, julgando-se superiores e inteligentes, mas que poderiam ser derrotas em menos de 5 minutos com apenas meia duzia de palavras. São estas pessoas que evito, pois creio que não vale a pena a resposta, ao fazê-lo iria apenas aumentar o meu ego (alguem disse "não anuncies que és inteligente, deixa que os outros descubram") e aumentar o seu odio por mim, vale mais apenas, tal como Nietzsche diz, esperar por um "inimigo" que tenha força para combater, e que seja digno de esse combate. Mas quem são esses inimigos ?
Arthur Schnitzler, in 'Relações e Solidão' deu-me uma possivel respota:

"Os teus piores inimigos não são de modo nenhum aqueles que têm um ponto de vista diferente do teu; são, pelo contrário, aqueles que têm o mesmo mas que, por diversos motivos, prudência, desejo de ter razão, cobardia, estão impedidos de a ele aderir."

e Samuel Johnson dá-me uma ideia de como os posso tratar:

"Tratar o seu adversário com respeito é dar-lhe uma vantagem para a qual não está intitulado. A maior parte dos homens não julga através de argumentos racionais, e são impressionados pelo carácter; de forma que, se você permitir ao seu adversário um carácter respeitável, ele pensará que, embora você difira dele, pode estar errado. Tratar o seu adversário com respeito é o mesmo que golpear de forma macia numa batalha. "

(enigma)