href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

quinta-feira, maio 26, 2005

Um "pequeno" passo



Após numerosos anos de pesquisa e desenvolvimento espacial, e depois de uma guerra fria entre duas grandes superpotencias, tivemos um grande momento de gloria, no dia 20 de Julho de 1969, o Homem pisou a superficie lunar. Quase 36 anos depois, a exploração espacial, e nomeadamente a da Lua, está estagnada, com excepção feita a alguns telecospios (miopes por sinal :) ) que de vez enquando descobre uma ou outra longinqua galaxia, nada mais foi feito para o desenvolvimento da exploração espacial. A tecnologia actual do space shuttle ja tem quase 30 anos de existencia.
Ainda não foi estabelecida (pelo menos que se saiba) nenhuma base habitada na lua, temos uma estação espacial que está quase morta devido a falta de fundos, e á excepção de uns planos longicuos de visita a marte por parte dos EUA e de uma nova exploração do espaço por parte da China, não existe mais nada. A humanidade deu realmente um grande passo nesse dia de 20 de Julho de 1969, só é pena que se tenha ficado por esse passo, que outrora foi gigantesco, mas agora se figura pequeno de mais. Esperemos que a ambição benigna do Homem não se fique por aqui.

(enigma)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tem algum fundo de verdade o que dizes. É notória a falta de investimento espacial. É certo que a economia mundial pode ser uma justificação, mas também é verdade que deixa muito a desejar o facto de não haver mais incentivo.
Muito tem sido feito, mais que aquilo que apresentas. Temos várias sondas a dirigirem-se em várias direcções (leva tempo a chegarem ao destino) temos dois robots em marte e sinceramente, não sei se terá interesse a construção de uma base lunar, acho que isso é um bocado de ficção cientifica dos anos 60 =)
Quero apenas acrescentar que a ESA está bastante activa e que até o projecto espacial russo se encontra em movimento. É bom não esquecer que foram os russos que asseguraram o transporte de bens e pessoas para a estação internacional após o último acidente do shuttle da NASA. Para concluir (rapidamente) à vários projectos espaciais de vários projectos, não estamos parados, mas sim, infelizmente é verdade estamos a progredir muito devagar!

[posidon]

9:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É verdade que estamos activos, mas depois da vertiginosa corrida espacial que houve na decada de 60, o programa espacial foi abrandando, e o consequente desenvolvimento tecnologico que dai advem tambem travou.

(enigma)

1:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, é verdade que a corrida ao espaço acabou. Afinal não estamos na guerra fria... contudo, acho que o desenvolvimento matém-se, talvez, não muito mediático, mas mantém-se...

[posidon]

10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home