href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

quinta-feira, junho 30, 2005

Abrir uma discussão

Venho por um tema no ar!

Será que o constante aumento do IVA e outros impostos trará alguma mudança no nosso país?!

A minha opinião é que NÃO, isto porque quem está pagar essa parte do bolo são as pessoas que até agora já sentiam dificuldades. Não conseguem ver que o Português mediano cada vez tem menos poder de compra?!?! A economia é como se fosse uma bola, se uma parte dela amachuca ... nunca mais rola!
Onde reside a salvação(ou parte dela)é mesmo nos randes salários dos nossos administrativos. Os "tachos" também comem grande parte das despesas, já para não falar dos orçamentos para a defesa Nacional e outras áreas onde é inútil tanto dinheiro.
As empresas estão fartas de pagar IRC´s e IVA´s, cada vez mais tiram menos lucro do que vendem, depois ainda admiram-se as fugas ao fisco!!!!!!!

Embora seja um tema muito batido e já muito falado, venho desafiar aqui e agora a vossa opinião!

[LIFEFORM]

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu creio que o aumento do IVA podera trazer beneficios ao pais dentro da actual crise. Acho que é mais o alarmismo do que koutra coise, senão vejamos, por exemplo este mês houve uma compra louca por parte dos portugueses de carros. O que espanta é que por exemplo num carro de 4000 contos o aumento anda a volta dos 80 contos. Isto não é nada para quem pode comprar um carro novo desse valor. No que toca ao poder de compra "normal" não creio que aqui as diferenças tambem sejam muitas. Na maioria dos produtos, o aumento ira ser de alguns centimos, o que ao fim e ao cabo a nós não nos faz diferença, mas que entre 10 milhões de pessoas, faz muita diferença ao estado.

(Enigma)

11:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

enigma,
Desculpa, mas penso que te falta uma visão mais alargada da realidade do pais... É obvio que o aumento do iva irá prejudicar os portugueses mais pobres. A não ser que assumas que esses já o eram antes e que já não faziam uso da taxa de 19%. Mas se assim é, então concordarás que irá prejudicar os não tão pobres, alargando assim o universo de mais probres (aqueles que já não compram produtos com a taxa máxima).

quem compra um carro de 4000 contos não está dentro deste universo, mas poderá estar dentro de pouco tempo, pois pode-se tratar de uma familia de classe média, endividada que poderá perder o seu estatuto social. Para mim o aumento, generalizado, dos impostos pode levar a um estrangulamento da economia.
Mais uma vez aqui acho que se devem analisar as causas e não os efeitos.... mais uma vez olha-se para a arvore e não para a floresta, mas pra já vou ficar por aqui!!

[posidon]

11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É verdade que uma pessoa não vai notar muito o IVA ao comprar um produto que tinha 19% e agora tem 21%, mas cada produto que comprar e que tenha o IVA a 21% ao fim do mês é bem capaz de notar menos uns "trocos" no bolso. E esses trocos a menos vão fazer que poupe mais e compre menos, assim a economia não vai fluir.

[LIFEFORM]

9:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não creio que a economia vá abrandar. O aumento dos preços não é assi tão significativo para que isso aconteça, e mais, como referiu o Presidente da Republica, o incentivo ao credito é cada vez maior (Não que eu esteja de acordo com isso).

(Enigma)

8:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Passe a publicidade mas o Modelo e o Continete ate ao fim do mes devolvem o valor total do IVA em talões de compras. Isto so demostra que a economia não vai abrandar, talvez até pelo contrario... isto vai criar uma bola de neve, compramos, temos talões de desconto, logo temos que os usar, ao usa-los temos mais talões, e pronto, lá estamos nos a gastar e a economia a evoluir.

(Enigma)

11:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O aumento dos preços é significativo, porque TODOS os preços vão aumentar, não só os da taxa máxima de IVA. Como sabes se os transportes aumentam (devido ao combustivel) todos os outros produtos vão aumentar, não só os produtos de "luxo".

Essa bola de neve que falas, é que não pode existir. O incentivo ao crédito tem de acabar, era isso que o presidente da republica queria dizer. Neste momento portugal vive na base do credito, tanto o estado como o povo, endivida-se para comprar aquilo que não pode comprar. A oferta do IVA podia ser uma solução optima, mas se me dão o valor do IVA, então eu vou comprar mais (tal como tu defines a bola de neve), então vou-me endividar. O problema é que estou sempre a consumir, mesmo quando não preciso de consumir....O tal modelo consumista... É essa caracteristiva que vai acabar com o capitalismo. A economia vai abrandar e vai recuar, exactamente pq todos vivem acima das suas posses....
É bom não esquecer que durante o apogueu dos EUA (70-80), as familias tinham grandes poupanças. Mas podemos falar disto depois.. =)

[posidon]

9:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home