href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

terça-feira, agosto 09, 2005

Reflexões (V)

Recentemente foi noticiado que a Brigada anti-terrorista portuguesa após fazer uma rusga a uns armazens tinha encontrado um exemplar do livro Mein Kampf de Adolf Hitler e uma revista aberta nas paginas onde fazia referencia aos atentados de Londres. Até aqui tudo bem. O mal está quando a propria comunicação social dá mais enfâse ao ter sido encontrado o referido livro do que propriamente á noticia em si. É como se o proprio livro fosse a causa de todos os males, e como se a culpa de os atentados fossem dele. Qualquer pessoa pode ler o livro A Minha Luta e não se tornar terrorista ou nazista, muito pelo contrario. Até porque as ideias contidas no livro não vão de encontro ás ideias terroristas, mas sim de encontro as ideias fascistas e imperialistas. Se fossem a fazer rusgas a todas as casas de Portugal, se calhar encontravam mais exemplares do que se imagina. Recentemente encontrei numa livraria varios exemplares de recente edição á venda.

Com isto, apenas quero criticar mais uma vez, o mau jornalismo que se fazz em portugal, e o alarmismo que provoca, pois são os jornalistas que com as suas "opiniões" e comentarios vão influenciar o povo. Qualquer dia começa ser noticia alguem ter o alcorão em casa, pois há-de ser considerado maldito pois é por onde se regem os terroristas. As pessoas têm que se convencer que para se conhecer e combater o "mal" tem que se conhecer o mesmo, se calhar melhor do que o "bem". Por se tentar omitir a história das nossas mentes, é que muitas vezes esta se volta a repetir, por vezes de maneira pior e mais violenta. O nazismo está hoje em franco desenvolvimento por toda a alemnhã e austria, paises onde tal não deveria suceder, pelo menos em menor escala. Foi precisamente por as autoridades alemãs terem proibido quase falar em hitler e no nazismo, e em todas as suas causas e consequencias, é que hoje, as politicas de hitler voltam a surgir como fascinantes para uma juventude que não sabe o que há-de fazer perante uma sociedade que muitas vezes não lhes arranja soluções sociais, profissionais e economicas. Assim, o mesmo está a acontecer face aos islamicos, pois em vez de se explicar o que são facções radicais e extremas, fala-se apenas em islamicos, o que vai provocar todos os sentimentos generalistas de repudio, xenofobia, e desconfiança perante todos os que sejam islamicos. A medida do Governo Inglês de expulsar todos os grupos radicais do país apenas vai agravar estes sentimentos. Os factos teem que ser explicados ao povo, sem generalizar um povo ou uma religião devido a uma minoria. Não existem apenas terroristas islamicos, existem terroristas de todas as raças, religiões e nacionalidades. Os terroristas fazem-se, não nascem já terroristas.

Há que estudar a historia, para podermos aprender o bom e mal que nela exista, para que possamos emendar o mal feito e não repetilo, e aprendermos com os exitos do passado, para que os possamos tornar ainda maiores.

(Enigma)