href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

sexta-feira, setembro 02, 2005

EUA em estado de sitio

Uma pergunta apenas se impõe neste momento:

Como é possivel tal coisa acontecer num pais como os estao Unidos???

"La. governor warns troops will "shoot and kill""

"Troops, supplies head for stranded New Orleans"

"U.S. troops made their way to New Orleans on Friday with shoot-to-kill orders to scare off looting gangs so rescuers can help thousands of people stranded by Hurricane Katrina, find the dead and clean up the carnage" reuters

O que podemos ver actualmente na cidade de Nova Orleães nos Estados Unidos é, como diz um reporter portugues da CBS, é uma imagem tipica de um pais do 3º mundo. A lei marcial foi imposta, e os soldados norte-americanos teem ordem para atirar a matar contra quem neste momento faz pilhagens por toda a cidade. Grupos armados tomaram conta da cidade, pessoas com AK-47 andam pela cidade em busca de qualquer coisa que lhes permita sobreviver durante mais alguns dias. Uma verdadeira guerra civil existe neste momento naquela cidade. Agora, como é possivel que cidadãos Norte Americanos tenham AK-47s ao seu dispor. Isso acontece em paises do medio oriente, não nos paises ocidentais.

Como é possivel que existam planos de emergencia no caso de um ataque terrorista, com zonas preparadas com mantimentos, bombeiros de prevenção, guarda republicana, etc, e não exista planos de emergencia para ajudar a população neste casos. Fala-se de Socrates ter ido de ferias durante os incendios, mas bush, esteve de ferias no seu rancho do Texas, durante varios dias, mesmo depois do furacão ter assolado Nova Orleães, antes, que sequer tivesse proferido alguma palavra. Como é possivel que a protecção civil, perante o aviso de uma tempestade destas, não ter tomado medidas de prevenção, e reacção para prevenir esta situação. Os EUA, teem supostamente os melhores meios de resposta a situações destas, mas o que é certo, é que actualmente nada funciona. A protecção civil pura e simplesmente não funciona. Como é possivel que ainda estejam 250.000 pessoas na cidade??? apenas 10.000 foram retiradas do estadio.

Neste momento podemos ver quem, e como, são realmente os Estados Unidos da America, um pais que neste momento resolve as suas (e as dos outros) questões nacionais e internacionais á base das suas forças militares. Avançar com os militares para o terreno, não é errado, desde que estes sejam utilizados para soccorer, manter a ordem e evacuarem os feridos.
Esperemos que a actual "guerra civil" que se instaurou em Nova Orleães, não se alastre ao resto do pais.

"Isto não é o Terceiro Mundo, é Nova Orleães" no Diario de Noticias

Não quero ser "mal interpretado", mas por um lado (não o humanitário, pois as pessoas de nada teem culpa, a não serem quando votam), não tenho pena dos EUA, até acho que é "bem feito" para verem se aprendem alguma coisa, e não se julgarem imunes.

Uma outra "comedia", é o facto de George W. Bush, ter chamado o pai George Bush e Bill Clinton para o ajudarem. O "menino" não consegue lidar com uma crise dentro do país, e chama o papa.
Só mesmo nos estados unidos, e ainda há quem se queixe de Portugal.

Neste momemto os drogados entram nos hospitais e matam quem lhes apareça pela frente, tudo para conseguirem drogas que lhes sustentem o vicio.

Só agora, passados 5 dias é que a ajuda começa a chegar a Nova Orleães. Vergonhoso no minimo, pois nem em paises de 3º mundo tal poderia acontecer. Quando foi do tsunami, a ajuda humanitaria internacional demorou menos tempo a actuar, quanto mais a ajuda local no que teima em se afirmar como o mais desenvolvivido e a maior potencia do mundo.

Só tenho a lamentar mais uma coisa, mas esta é por cá, pois quando JPP no
Abrupto
que : "É difícíl imaginar noticiário mais sectário do que o que acabou de passar na RTP1 sobre o furacão Katrina. A lista dos adjectivos é um manual do que não se deve fazer em jornalismo e as frases valorativas, sem nada de noticioso, são repetidas ad nauseam. Tudo para transformar o que aconteceu em Nova Orleães num panfleto contra a guerra do Iraque. Não me lembro de um tratamento noticioso de uma catástrofe qualquer, ocorrida fora de Portugal , feito desta maneira puramente acusatória. Só puramente acusatória, para atacar Bush e a guerra.", não deve de estar a ver mais do que a questão "filosofica" do assunto, no que toca a jornalismo. Que outra maneira pode haver de descrever o que se passa naquela cidade?


(enigma)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Incrivel, quando se diz que quando o nivel das aguas baixar, um dos grandes perigos que irá surgir (alem de, como é claro, os possiveis casos de epidemias devido a decomposição dos cadaveres)´provem dos crocodilos que neste momento andam todos "felizes" da vida, a vaguear pelas ruas e a .... como hei-de dizer .... a "caçar" cadaveres de vitimas. Até nisso os EUA são diferentes, uns mandam bombeiros e protecção civil, eles mandam crocodilos!!!!

(enigma)

2:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home