href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

sexta-feira, julho 07, 2006

Há muitos anos (tlz uns 10 anos), tinha conversas com pessoas que fazem parte deste blog (não sei se te lembras, foi realmente há muito tempo) sobre operating systems que correm em servidores remotos, um paradigma diferente daquele que hoje conhecemos. Na altura era certo para mim que a Microsoft seria a empresa a proporcionar esse "serviço", agora já me parece que não.
Um artigo de segunda feira explora o assunto. Fica aqui o link para os interessados no que poderá ser o futuro!

[posidon]

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu aposto que o Google será dos primeiros, se não mesmo o primeiro a oferecer um Sistema operativo online completo...

O Google, para além de tudo o que já tem, lançou recentemente o http://spreadsheets.google.com/ um Excel on-line... Já tem quase pronto um Word também on-line. Tem o Picasa para as imagens e já li que o vai "evoluir"...
Se virmos bem, o que é que lhe falta? Quase que já so falta o hardware e pouco mais, para poder oferecer já um bom leque de serviços (e tudo on-line).

Uma máquina, so com hardware e firmware, que automáticamente se ligue a um servidor do Google e descarregue algum kerner que lhe permita depois aceder a esses "sites". Será isso o futuro?



Já agora um excerto de noticia que li recentemente:
"Aparentemente o Google possui um bloco de endereços IPv6 de aproximadamente 7.9 x 1028 (79.000.000.000.000.000.000.000.000.000) endereços ou 296 endereços. Basicamente, o Google tem qualquer endereço IPv6 de:

2001:4860:0000:0000:0000:0000:0000:0000
para
2001:4860:FFFF:FFFF:FFFF:FFFF:FFFF:FFFF

...."

Parece que o Google, vai-se dedicar também ao ISP. Será a oferta completa. Talvez já seja a pensar no tal SO... Vende logo as maquinetas com a ligação ao próprio isp do google...

5:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sabia que o google tinha adquirido "tanto" IP.
Minha opinião é que SIM OS online será o futuro EMBORA existam muitas discussões, essencialmente relativas à privacidade e à liberdade que interessa contemplar.

já agora fica um link para um projecto de OS online. (https://www.youos.com/)
inscreve-te e brinca um pouco.

[posidon]

4:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://ciberia.aeiou.pt/?st=4979

Mais um OS Virtual, desta vez feito por estudantes espanhois...

8:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Convenhamos que a criação de prototipos como aqueles que apontamos, não são de todo complicadas. A tecnologia (JAVA, JS, JSP, AJAX) existe e quando bem empregue dá frutos. O importante aqui é apenas a ideia por trás do protótipo.

A questão é, Será que alguma grande empresa (google, por exemplo) vai pegar nestes trabalhos (ideias) e fazer um sistema robusto, seguro, eficiente?
Ou pelo contrário não quererá saber deste tipo de produtos?

Se por um lado se começa a ouvir falar de OS online, por outro a inovação/investigação em novas interfaces gráficas, poderá vir a impossibilitar a massificação de desse tipo de OS, por variadas razões, falta de BW ou o seu consumo execessivo, por exemplo...

[posidon]

9:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home