O Melhor Portugues
Antes de mais, gostaria de dizer que acredito na boa vontade da RTP, ao fazer um programa de "historia" para dar a conhecer ao Portugueses aqueles que deveriam ser os melhor Portugueses de sempre. É com grande desagrada e consternação que vemos na TV montes de jovens entrevistados a porta da Universidade de Lisboa que não sabem quem foi Zeca Afonso ou o que o foi o 25 de Abril, no minimo, digo, é vergonhoso (mas isso é tema para outro post).
Em primeiro lugar, e quero salientar que nunca vi o programa, apenas o ultimo "episodio", acho incrivel a maneira no minimo "infantil" de como apresentaram o resumo da historia de Portugal. Frases como "D Afonso Henriques a jogar PSP2 com a Mãe" não ilustram em nada daquilo que se passou realmente, e muito menos podem influenciar o publico a votar num deles. (mas tudo bem, o jornalismo em Portugal sempre foi pessimo e há-de continuar assim durante muito tempo)
Quanto ao programa em si, acho muito estranho, pelo menos a mim mete-me confusão, como é que se podem classificar perssonagens de epocas tão diferentes como é o Sex XII e o Sex XX, de areas de intervenção distintas, e mais ainda, como se podem atribuir pontos a D. Afonso Henriques quanto á sua Compaixão ou pontos de Bravura a Fernando Pessoa, no minimo hilariante, pois não existe ninguem vivo que tenha conhecido D. Afonso Henriques, e as condições em que ele viveu exigiam que a sua compaixão fosse nula.
Quanto ao top ten, custam-me a acreditar que o publico tivesse votado em D. João II, Aristides de Sousa Mendes e outros. A memoria do publico é assim tão pequena que tenham deixado as verdadeiras figuras do nosso Pais de fora??, não que estes não tenham merito, tiveram á sua maneira, mas não acredito que o publico votasse neles, deixado outros nomes de fora. Vamos ver:
D. João II, foi sem duvida um grande rei, assim como todos os outros da epoca, porque votaram nele?? e não votaram em D. Diniz, ou em D. Manuel I, ou noutro qualquer, se perguntarem a qualquer pessoa quem foi ou o que fez, 99% não sabe quem foi.
Aristides de Sousa Mendes, foi importante mas não para Portugal, foi importante para os Judeus que salvou, nada mais fez do que isso, nunca quis mais responsabilidade do que a que teve, nunca quis um cargo politico. Não merecia estar no Top Ten.
Alvaro Cunhal, foi sem duvida uma figura da resistencia durante o Estado Novo, muito importante na sua resistencia, mas perde todo o seu valor apos o 25 de Abril, quando ia tornando Portugal numa provincia da URSS. Quanto a mim apenas está no Top Ten porque as pessoas ainda teem na memoria o seu funeral.
D. Infante, quanto a mim um grande portugues sem duvida, por tudo o que fez para impulsionar e desenvolver o Pais. É engraçado haver alguem na plateia que o criticou por impulsionar a escravatura, mas como as pessoas são burras (desculpem, mas não encontro outro termo) não conseguem enquadrar as acções na epoca histórica e então depois ao querem falar diszem asneiras.
Marques de Pombal, tem todo o valor e sem duvida outro grande Portugues, não só pelo seu papel apos o terramoto de 1755 mas tambem pelo seu impulso á educação, em ter abolido a escravatura, desenvolvimento economico, cultural, social etc...
Fernando Pessoa, não sei, admiro bastante como escritor, deixa um grande legado, mas fora disso, não vejo mais nada.
Camões, eheheh, é impressionante, toda a gente enaltece Camões, ok, escreveu os Lusiadas, e ....., mais nada, tem o seu lugar na história, não lhe conheço mais nenhuma obra, apenas as suas histórias de ser bebado, de armar confusão, etc.
D. Afonso Henriques, tem o seu lugar como fundador, mas....mais do que isso acho que não tem mais nada. Sem duvida foi um grande Portugues por talvez ter sido o primeiro.
Vasco da Gama, mais um que foi importante por levar a bandeira Portuguesa alem mar, assim como outros tantos. De certeza que há mais pessoas que conhecem Vasco da Gama pelo centro comercial do que pela pessoa em si.
Salazar, o grande "vencedor do concuro", queria antes demais dizer que acho que todos aqueles que disseram que o voto em Salazar foi um "protesto do povo contra o actual Governo", devem de no minio ser loucos ou ignorante (se calhar as duas coisa), pois não acredito que as pessoas vão votar em Salazar para quer dizer ao Governo, "...não concordo com voces!!!". Mas bem, Salazar, não o vejo da mesma maneira que muita a gente o vê (se calhar porque não vivi naquele tempo, admito), não o vejo apenas como o ditador (maneira como a qual, foi descrito em 2 segundos aquando da tal infatilidade de reportagem que contava a historia de Portugal em 7 minutos, e da maneira como a apresentadora se referiu a ele, e apenas a ele, pois não teceu mais nenhum comentario sobre os outros personagems) mas sim como o Homem que deu estabilidade ao pais na decada de 20, quando foi nomeado ministro das finanças, ao fim de 46 governos em apenas 16 anos, tirou Portugal da Banca Rota, e não deixou que o Pais entrasse na 2ª Guerra Mundial. Claro que o que fez depois deitou por terra todo o seu trabalho, mas temos que lhe dar valor durante uns 20 anos, quando levanou o pais da miseria, para depois o afundar na ditadura.
Apenas me custa uma coisa, que aquele que para mim foi realmente um grande Portugues, que esteve disposto a dar a vida pelo seu Pais, Salgueiro Maia, não tivesse estado entre os 10 melhores.
Será que as pessoas não se lembram???????
(Enigma)
1 Comments:
Não se pode analisar nenhuma das personagens de forma leviana.
1) não acho que se consiga fazer uma seriação de personagens de épocas tão diferentes e com vidas tão diferentes.
2) Acredito que sem a seriação o programa perdia qualquer interesse e era apenas mais um programa que ninguém queria saber. Assim teve os seus 5 min. de fama e muita tinta fez correr. (Na verdade ter ganho Salazar foi uma óptima "recompensa" para o programa.)
3) todas as personagens têm os seus grandes feitos e as suas grandes asneiras. O compromisso entre feitos e asneiras, em conjunto com as caracterisitcas foi, talvez, o factor de decisão.
4) as pessoas escolheram Salazar, porque pura e simplesmente é a personagem que existe na memória colectiva portuguesa. Aliás não é por acaso que Cunhal ficou em segundo. Os portugueses ainda não (mesmo aqueles que não o viveram) "inscreveram" (como poderia dizer José Gil) os últimos 40 anos e o tempo de ditadura.
5) É claro que Salazar foi um grande portugues, mas também é claro que isso depende da perspectiva com o qual olhamos para ele.... ou quais as caracteristicas que levamos em consideração para a avaliação. O mesmo se aplica a todos os outros.
6) A subjectividade é tanta que decidir o melhor português é quase tão absurdo como decidir as novas maravilhas do mundo (ou de Portugal)
No entanto e concluindo, parece-me preocupante que tenhamos escolhido Salazar como o melhor português, embora os resultados não sejam estatisticamente conclusivos, o facto de escolhermos um ditador para melhor portugues, parece-me demasiado "tenebroso" - será que ainda andamos aterrorisados, ou somos apenas ignorantes e não conhecemos como deviamos conhecer a nossa história?!?
[posidon]
Enviar um comentário
<< Home