href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

quarta-feira, março 09, 2005

Eleições II

Há, particularmente, duas escolhas que neste novo governo me agradam, curiosamente (ou não) independentes! Mariano Gago tem provas dadas em areas ciêntificas, professor catedrático no IST, a ele se deve muitos dos programas de ciência e investigação em portugal. Já esteve no governo apenas como ministro da ciência e parece-me ter feito um bom trabalho (não muito visivel, mas é perfeitamente natural a investigação e a ciência _não_ são bem vistas em portugal - uma questão de mentalidade).
O problema que lhe caiu nos braços é grande, o ensino superior - assim como toda a educação - está de rastos e muito provávelmente a "folha branca" de que falo em relação a Mariano Gago sairá suja, mas diga-se vai ser um trabalho doloroso. (algumas medidas para a educação serão tratadas a seu tempo).

Freitas do Amaral - Não tendo em conta um passado longinquo, vou-me debruçar no passado recente. Foi desde a primeira hora contra a politica imperalista de bush. Tem sido a favor de um eixo europeu (frança e alemanha, espanha de zapatero como apêndice). Teve no passado grandes contactos com lideres internacionais (conhecimento não lhe falta). Portugal tem por base boas relações com a europa e com os estados unidos, assim como os PALOP, toda a força internacional tem sido direccionada para esses grupos. O afastamento, dilebrado, de Freitas dos sempre aliados EUA, pode ou não ser bom para portugal. Pode ser um passo correcto, se pensarmos que os EUA são uma super potência em completa decadência, novos impérios (económicos e não só) emergirão dentro de poucos anos. Precisamos de uma politica internacional virada para a europa - a VELHA europa, não para os exemplos dos paises de leste, verdadeiros laboratórios do capitalismo (este tema merece outro post)! A europa enquanto grupo de interesses precisa urgentemente de se modernizar e ganhar o lugar que lhe pertence no mapa politico mundial! Freitas pode ajudar a que portugal se bata por um lugar nesse mapa. A aproximação a outros "mundos" (china, paquistão, india, islão(como estado)?) só trará beneficios internos. vejamos se portugal é capaz de se juntar a quem interessa.

NOTA:Mais ideias sobre as eleições continuarão a ser apresentadas!!

[posidon]