href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

quarta-feira, março 16, 2005

Mentalidades

Os europeus estão cada vez mais xenofobos/racistas.
O estudo profundo que sobre estes comportamentos é complicado e não poderá ser feito de ânimo leve. A multidisciplinaridade necessária e o tempo leva-nos a, por agora, não poder faze-lo.
Mas fica a noticia do estudo efectuado pelo EuroBarómetro que indica bem o que se está a passar numa europa que se QUERIA multi cultural, multi racial, multi religiosa, democrática (no sentido de uma liberdade individual). Estamos, infelizmente, cada vez mais longe desses objectivos!! (Maus tempos virão)
continue a ler a noticia

[posidon]

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O problema de cada vez os cidadãos europeus querem para com a emigração começou a notar-se aquando da vitoria da extrema direita na Austria, a qual defendia com imenso furor isso mesmo, "fechar" as fronteiras aos estrangeiros. Com o cada vez mais difundido terrorismo, e com a campanha de Bush sobre o eixo do mal e os contra os islâmicos, as pessoas de diversos paises europeus, começam a sentir-se ameaçadas por estes estrangeiros que de repente começam a invadir a sua vida normal. Basta olharmos para as lojas dos chineses e dos marroquinos, toda a gente diz mal deles, mas toda a gente lá vai comprar alguma coisa. Quando alguem vem para a televisão a dizer que os muçulmanos são maus, são terroristas, etc.. é normal que as pessoas comecem a desejar expulsa-los do seu pais. O desemprego apenas vem afectar mais este factor, no qual muita gente vê o seu posto de trabalho ameaçado pela competição de leste e da asia. Compreendo perfeitamente o sentimento de xenofobia relativamente a outros povos e outras culturas, visto que no nosso pais as coisas não estão bem, e a ameaça é cada vez maior, porque, se vivessemos tempos aureos, em que nada ameaça-se a nossa segurança e o nosso trabalho, de certeza que esses sentimos seriam drasticamente reduzidos.

(Enigma)

9:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Compreendo perfeitamente o sentimento de xenofobia relativamente a outros povos e outras culturas" Não podes compreender. Não é compreensivel! O problema não está em tentar perceber esse sentimento está sim em fazer com que ele desapareça. Não podemos acuasar os outros que tentam melhorar a vida no nosso pais de fazer com que nos afundemos. Temos isso sim, que olhar para quem nos governa e governou. Os problemas são muito mais complicados e não podemos cair na apatia de dizer que é normal e compreensivél!!

A ameaça não vem dos estrangeiros (que é ser estrangeiro?) vem de má politicas, da má governação de dinheiros público, e da falta de visão de futuro. Ao invéns de aprendermos a aproveitar os recusos que nos chegam estamos mais preocupados em tentar acusar os outros dos nossos males!!! é um problema da sociedade e de mentalidades que não mudará muito depressa!!

posidon

11:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Não podemos acuasar os outros que tentam melhorar a vida no nosso pais de fazer com que nos afundemos" Os outros que vem para cá não vêm a tentar melhor a vida nosso país, mas sim, melhor a sua vida num pais extrangeiro.

"O problema não está em tentar perceber esse sentimento está sim em fazer com que ele desapareça"
Concordo, mas para tentar fazer desaparecer este sentimento temos que primeiro perceber onde ele nasce, quais as suas causas, e só então combatelas.

"Os problemas são muito mais complicados e não podemos cair na apatia de dizer que é normal e compreensivél!!"
Se fosse assim não estariamos agora a debater este prblema aqui no blog.

(Enigma)

2:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vou responder enumerando os teus anteriores comentários, e respondendo-lhes individualmente.

i) Duas intrepretações para a tua frase. Primeiro intrepretação, eles vêm melhorar a vida deles para depois se irem embora. Se assim for é um intrepretação completamente xenofoba e errada. Dou-te um exemplo simples de como é errada. Um é o meu caso, sai da terrinha para estudar e acabei a trabalhar para onde fui estudar. Neste momento faço parte do desenvolvimento da area onde trabalho a minha região natal nada ganha comigo. Aliás é por isso que se querem universidades o investimento os gastos devem depois ser suportados com os ex-alunos a trabalharem na zona onde estudaram. (com este exemplo é fácil fazer o paralelismo com paises diferentes).
O facto de eles cá trabalharem só poderá trazes rendimento e ganho para o pais, até porque a grande maioria tem formação superior (educacional e civica) e o não aproveitarmos é nos muito prejudicial. É bom lembrar que um médico paga mais de impostos sobre os rendimentos que um pedreiro, portanto um bom sistema fiscal fará com que as finanças melhorem.
Uma segunda intrepretação leva-me a dizer que nada acrescentas-te à frase, ie, se eu digo "...vem para cá vêm a tentar melhor a vida no nosso país.." e se tu dizes q não, vêm sim melhorar as suas vidas num pais estrangeiro, então acabas-te de dizer o mesmo que eu! (o pais é estrangeiro para eles, para nós é o nosso(!) =))

ii) Perceber onde ele nasce é fácil, tu próprio o identificas no teu post. O que afirmo é que não se pode dar a minima hipotese de compreensão a estes fenómenos, temos exemplos disso na história, o último grande caso foi a alemanha nazi. Portanto não posso dizer "percebo a revolta dos portugueses(!) em relação aos imigrantes". Não percebo não posso perceber, não são eles os culpados, o problema é de gestão. Como sabes em gestão, para te conseguires safar tens de arranjar "nichos" de mercado onde possas actuar. o mesmo tem de acontecer com os imigrantes. Temos falta de médicos e temos médicos estrangeiros a trabalhar nas obras..Parece-me que está qq coisa errada!!!! Já agora acrescentar que a maioria dos imigrantes, por falta de gestão e visão dos nossos governantes, fazem aquilo que os portugueses não querem fazer (como é obvio)

iii) Não percebi! Mas sim é bom discutir estes assuntos, e tb é bom haver algumas ideias divergentes, fazem bem ao intelecto =)

[posidon]

1:11 da tarde  
Blogger mosh said...

Por eu dizer que compreendo o sentimento de xenofobismo em relação ao estrangeiros não quer dizer que concorde com ele. O facto de termos muitas boas mentes estrangeiras "subaproveitadas" no nosso pais é um facto. Quanto ao facto de eles virem melhorar o nosso pais, discordo, podem vir melhorar um pouco, mas não tanto assim, porque, se o governo tivesse uma politica educacional que orientasse os estudantes para os ramos onde podem vir a ser realmente bons e não onde "Há vaga", que criase cursos que podem futuramente vir a dar rendimento ao pais, e facilitase a entrada de jovens empregados no mundo do trabalho e aproveita-se mais a nossa mão de obra, os estrangeiros já não seriam necessarios cá. Não estou com isto a dizer que sou contra a vinda de estrageiro para o pais, não quero de modo algum que encerrem as fronteiras.

9:26 da tarde  
Blogger mosh said...

Por eu dizer que compreendo o sentimento de xenofobismo em relação ao estrangeiros não quer dizer que concorde com ele. O facto de termos muitas boas mentes estrangeiras "subaproveitadas" no nosso pais é um facto. Quanto ao facto de eles virem melhorar o nosso pais, discordo, podem vir melhorar um pouco, mas não tanto assim, porque, se o governo tivesse uma politica educacional que orientasse os estudantes para os ramos onde podem vir a ser realmente bons e não onde "Há vaga", que criase cursos que podem futuramente vir a dar rendimento ao pais, e facilitase a entrada de jovens empregados no mundo do trabalho e aproveita-se mais a nossa mão de obra, os estrangeiros já não seriam necessarios cá. Não estou com isto a dizer que sou contra a vinda de estrageiro para o pais, não quero de modo algum que encerrem as fronteiras.

(Enigma)

9:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

intiresno muito, obrigado

4:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home