href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

quinta-feira, junho 30, 2005

Nuclear - Sim por favor !!!!


Construir uma central nuclerar em Portugal. Esta é uma daquelas propostas irrecusaveis, que o governo Portugues devia de ter aceite na hora, até mais, não querem construir duas em vez de só uma? E mais, sem pedirem um unico centimo ao Governo. É este o projecto de um grupo de investidores privados, mas, como sempre, o medo fala mais alto, ou será a falta de coragem. Está provado que a energia nuclear é a mais limpa e mais eficaz, alem de ser a mais barata. Depois claro, está o investimento de 3500 milhões de €, os 700 posos de trabalho, mais o emprego dado durante a construção, a redução de importação de energia ao extrangeiro, etc, etc. Mas como é claro, a Quercus´tinha logo que vir a dizer que não, não pode ser, fora daqui com isso, é preferivel queimarmos toneladas de carvão por dia, e lançar milhões de toxinas para o ar com a combustão de gas. Esta gente ta bem que defenda o ambiente, mas não sejam sempre do contra.

E outra vantagem, é o desemvolvimento que irá concerteza trazer ao pais, a nivel de pesquisa e tecnologia.

PS: Aqui ao lado os nosso hermanos ja la teem 11 complexos nucleares, dos quais 7 são centrais.

(Enigma)



7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu caro,
quem te disse que "Está provado que a energia nuclear é a mais limpa e mais eficaz" enganou-te. Quanto ao mais barata isso até posso acreditar, mas o barato não é sinónimo de bom, como saberás.

"Desenvolvimento a nível de pesquisa e tecnologia" - para te ser sincero tenho muitas dúvidas acerca disto.
Não sei se o ganho relativo (vantagens vs desvantagens) será suficiente para construirmos tal "coisa".

[posidon]

1:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que a energia nuclear é a mais limpa, isso de certeza, pois a quantidade de residuos que produz é muito mais baixa do que qualquer outra. O unico problema é o de se houver um acidente, mas isso sinceramente, tb está provado que o avião é o meio de transporte mais seguro, apesar de quando ha um acidente haver muitas mortes. O desemvolvimento e pesquisa são coisas que aparecem por acrescimo, pois não me parece que apenas ca queiram construir uma central, produzir energia e toca a vender. Sinceramente na minha opinião creio que seria uma coisa muito benefica para o pais. Chega de comprar quantidades enormes de energia a outros paises. Esta na hora de começarmos a renovar a nossa tecnologia.

(enigma

2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A eneriga nuclear é limpa? por acaso não te estarás a esquecer das toneladas de lixo que cria. Lixo esse que tem de ser depositado e ficar sobre vigilância durante centenas de anos. Não existem técnicas seguras para armazenar o lixo nuclear. Outras desvantagens:
- Tecnologia velha e ultrapassada, pensava-se ser a "salvação" no fundo está ultrapassada;
- Perigosa - a acontecer um acidente toda a população e meios envolventes sofrem durante dezenas de anos;
- Carissima a implementação de tal estruturas, relativamente a outros tipos de energia como a heólica, biomassa ou hidro;

Paises mais desenvolvidos têm vindo a desistir dos seus programas nucleares e portugal, como sempre, vai gastar milhões numa tecnologia que os outros já viram não ser a melhor.... Estamos sempre a andar a reboque...

A tenologia nuclear é velha. Portugal se, realmente quer inovar e tornar-se numa "potência" em algum assunto devia apostar na investigação e desenvolvimento de novas formas de energia, mais baratas seguras e tão ou mais energéticas que a nuclear.

referência: http://www.iis.com.br/~mporto/nuclear.htm

[posidon]

11:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se é o fantasma de Chernobil ou do que se vê nos documentários...mas também não vejo com bons olhos uma central nuclear aqui em Portugal, ainda somos muito "verdinhos" e "deixa andar" para termos tal estrutura.
Além de que os residuos iam para onde? Se um aterro fez correr tanta tinta imagino agora um aterro nuclear!
A humanidade já descobrir uma nova fonte de energia, vai demorar 10 anos a construir uma estrutura que produz energia através da compresão dos atomos(quando souber mais eu digo, pois ouvi isto por alto).

[LIFEFORM]

9:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Lifeform,
Chernobil foi bem real e os seus efeitos continuam-se a sentir.. É bom não esquecer que alemanha em 2000 desistiu do projecto nuclear. Para além de todos os pontos contra que referi no ultimo comentário, acrescento (penso q estou farto de dizer) este pode ser o "nicho" que portugal precisa para se afirmar como "potência" a ter em conta... Para quando o 5º Império :D:D

abraços
[posidon]

2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se privados a querem construir cá, sem pedir um unico centimo ao governo por que não aproveitar? Alem do mais, a centralk que querem ca construir é de ultima geração, o que quer dizer que produz muito menos residuos do que as tradicionais centrais. O problema dos residuos não é assim tão grande, pois a maioria dos paises "exporta" esses residuos para o japão, onde são tratados e armazenados. Acho que se deve aproveitar os projectos de energia heolica existentes para o nosso pais, mas tb acho que esta é uma oprtunidade unica, pois como já referi, é de borla para o estado.

(Enigma)

8:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ser de borla para o estado, logo para nós, não pode ser "desculpa" ou vantagem para se construir. Repara que pode ser de borla para o estado a construção, mas depois ficará muito caro para o estado quando esses privados começarem a vender a energia....(mas isso são outras conversas entre o privado e o publico, não interessam praqui!)

Não faz sentido deixar constriur tal monstro por estes lados... mesmo se o japão consegue "reciclar" muito do lixo, muito outro ficará a contaminar todo o planeta. Já para não falar nos custos de transporte de tal material para o outro lado do mundo...Por mais esta, não me parece que a energia nuclear seja barata... Insisto que deviamos aproveitar e comecar a produzir energia de outras maneiras. A energia nuclear, neste momento, não faz sentido, talvez há 15 anos pudesse concordar. Agora não..

[posidon]

9:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home