href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

domingo, julho 03, 2005

Há algum tempo, por várias razões que não interessam referir, passou-me pela cabeça que ao contrário da filosofia vigente, não nascemos todos iguais. É sabido que actualmente a filosofia social apregoa que aquando do nascimento todos somos iguais. Durante uma pequena reflexão cheguei à conclusão que afinal todos nascemos diferentes. Essa conclusão é fruto, e ao mesmo tempo axioma, para a existência de grupos de interesse. Quero, portanto, dizer que o ser humano, ao nascer (sempre) diferente, tem por necessidade social a organização em grupos. ??Poder-se-à explicar as diferentes formas de organização politica, assim como o patriotismo, por exemplo??
Repare-se que esta ideia é contrária à existente ideia de que todos os seres humanos nascem iguais, tornando-se diferentes (mais ou menos) em virtude de instituições sociais ou politicas.

Na realidade nada disto é novo, depois de uma pesquisa para ver se confirmava a minha "teoria" descobri que afinal na antiga grécia a igualdade era apenas garantida na polis. Os homems tornavam-se iguais quando se encontravam no espaço público da polis, ganhando assim a igualdade pela cidadania e não pelo nascimento.

(...)

[posidon]