Teoria da Conspiração
Ok, tinha que comentar :), para aqueles que me conhecem, sabem que para mim isto é uma enorme "felicidade", mas não pelo ponto de vista dos outros. Eu sempre defendi e acreditei na existencia de tais "organismos" no governo, e continuo a acreditar e defender a sua existencia. Mas bem ... o assunto é mais serio do que parece.
1º Será que a chamada "secreta", que agora veio a publico já existe a mais tempo e apenas agora foi "descoberta", ou será que apenas agora, Socrates teve a coragem e necessidade de a criar. Sinceramene creio que já existe a muito tempo, mas que apenas agora, devido aos tempos que correm (situação do Pais, escandalos de "escutas", tropas no Afeganistão, etc, etc), tenha tido mais que "fazer" e por isso possa ter dado mais nas "vistas".
2º "O SIS (Serviço de Informações de Segurança) e o SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa) são os únicos com competência para pesquisar e tratar informações ultraconfidenciais, classificadas como segredo de Estado." Visão
Lembro que, nos EUA (salvo a comparação) a lei tambem previa que apenas a CIA, o OSS, o FBI, serviço secretos miklitares e Serviço Secretos podessem tratar de informação secreta, mas o certo e verdade é que a NSA funcionou durante decadas sem que ninguem soubesse de nada. Por isso se tal situação existir em Portugal não creio que seja nada de mais.
3º Se a noticia for falsa, podemos por aui ver, o poder que os meios de comunicação têm, visto que mal saiu a noticia, foi logo marcada uma audiencia no Parlamento para apurar verdades (claro, que a ser verdade, nada de nada se vai apurar, ou caso contrario, a "secreta" anda a trabalhar mal.). Por outro lado, a "secreta" a existir, já falhou ao deixar sair tal noticia na imprensa. E acreditem ... temos censura noticiosa em Portugal, pouca mas ela existe, acreditem (e sinceramente, creio que devia ser bastante mais severa no que toca a certos assuntos.).
Mas bem, acho que já deixem bastantes linhas de polémica, e sei que me vão cascar, mas sabem que esta é a minha ideia.
Boas conspirações ....
(enigma)
3 Comments:
ainda bem q sabes que te vao cascar =)
A secreta de secreta não tem nada, se lermos a Visão sabemos TUDO sobre a tal secreta.
Num pais democratico a existência de secretas, a existirem, são regidas por leis, como todos os organismos. Para que as leis sejam cumpridas existem entidades reguladoras. Ora o problema está no não conhecimento por parte dessas entidades reguladoras da existência da secreta e das suas funções!!! A minha opinião aqui é muito clara - Não podem existir secretas em paises democraticos. Devem, sim, existir departamentos que intrepretem factos internacionais ou nacionais, mas regidos por leis e regulados por alguma entidade superior tendo a sociedade conhecimento das acções desses departamentos.
Mas deixando a secreta de lado, o que me mais me preocupa no teu post são afirmações como: "...sinceramente, creio que devia ser bastante mais severa [censura] no que toca a certos assuntos.)..." - NUNCA num pais democratico e com valores de liberdade como o que eu defendo pode existir censura à liberdade de expressão. Nem sequer nos malfadados "cartoons"... A liberdade de expressão tem de existir e toda a informação tem de ser pública, do conhecimento de toda a sociedade. Não podemos enunciar (abrir excepções) para a liberdade de imprensa, senão corremos o risco de subverter o sistema e acabarmos com a censura a dominar e a liberdade a ser excepção.
A liberdade é um dos pilares onde assenta a sociedade onde vivemos. E não faças comparações com os EUA, eles não podem ser referência no que diz respeito a liberdades...
[posidon]
Que existem "departamentos" nos paises democraticos que tratam de recolher informação e trata-la, sendo regulados pelas entidades oficiais toda agente sabe, mas que existem outros organismos a funcionar sem o conhecimento do grande publico, tb não tenho duvidas. E defendo a sua existencia, pois, existe muita coisa que nós não sabemos, nem podemos, nem devemos. Num sistema "perfeito" tal não everia acontecer, mas os sistemas, sejam eles quais forem de politica existentes no mundo, não são perfeitos, existindo sempre "forças" que desconhecemos.
Quanto ao facto de defender a censura nos orgãos de informação, continuo com a mesma opinião. Vejamos o simples facto da Grecia no verão, onde o governo não deixou os orgãos de informação transmitissem noticias sobre os incendios. Este tipo (e outros) de moderação dos orgãos informativos tem que existir, pois infelizmente, á coisas que muita da população não tem que saber, não compreende, nem está preparada para compreender. Pode ser uma opinião muito extremista, mas no actual panorama é assim a minha opinião
(enigma)
"..coisa que nós não sabemos, nem podemos, nem devemos."
mas porque é que não devemos saber, pq é que não podemos saber?!?
"... pois infelizmente, á coisas que muita da população não tem que saber, não compreende, nem está preparada para compreender..."
O perigo está exactamente em se achar que a população não sabe, não compreende... Se a população não sabe então que se ensine, então que se explique, então que se faça compreender.
Essa tua atitude é uma espada de dois bicos. Estamos a privar os outros do conhecimento que temos, deixando-os na ignorância. Achando-nos nós os maiores por termos mais informação. Tal atitude é criadora de mais ignorância, desigualdades, e do aumento da incompreensão.
O exemplo que dás da grécia pode muito bem aplicar-se em portugal! o problemas dos fogos em portugal nada tem a ver com a exibição em excesso das imagens. o problema é que os meios de comunicação populares apresentam as catastrofes de forma a ganharem algo com elas. Por outro lado eles só assim funcionam porque o povo assim o deseja. Mas se o povo assim o deseja é porque não está "bem educado", é porque não tem a informação que devia ter.. Mas não quero, agora, entrar na discução que este meu último comentário necessita, preciso de tempo =/.
[posidon]
Enviar um comentário
<< Home