href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

terça-feira, março 22, 2005

cuidado com os excessos

Portugal está a atravessar uma fase onde é necessário estarmos atentos e não deixarmos de participar nas decisões que ai vêm.
A morte de vários policias nos últimos tempos faz com que a população e os próprios policias se sintam revoltados. MAS a resolução deste problema passa pouco por dar mais autoridade e recursos às forças policiais. É necessário ter cuidado com excessos e pensar o porque do que se está a passar.

Voltaremos a este assunto assim que seja necessário, mas é bom deixar uma anotação!

[posidon]

4 Comments:

Blogger mosh said...

Tens razão ao dizer que as forças da autoridade não devem ter muito poder...mas em relação às nossas já é um abuso!!
Se dão um tiro para o ar de aviso para o dito ladrão não fugir, são acusados de abuso de poder e ainda o criminoso processa o polícia por danos morais... não é assim, mas para lá caminha.
Acho que as nossas forças da autoridade podiam ter um pouco mais de poder, liberdade em tomar certas acções sem serem depois punidas.
Falo assim porque sei de casos, antigos colegas de trabalho que foram pra PSP e digo-vos...preferem passar ao lado do que se chatear devido a essa falta de poder.
Lembram-se à uns tempos atrás uma situação de um agente ter mandado parar um ladrão?! Pois o dito senhor não parou à ordem, o agente disparando um tiro para o chão para intimidar o criminoso, a bala faz ricochete atigindo-o na perna. O que aconteceu?!?! O polícia foi punido com uma participação e expulso da PSP, o "coitado" do criminoso saíu em liberdade depois de ter sido tratado no hospital...VERGONHOSO!!
Concordo contigo ao haver um balanço de poder, mas neste momento a polícia não tem quase nenhum...

[LIFEFORM]

9:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tens razão. Concordo que tenham pouca autoridade, é verdade lembro-me do caso que referes e lembro-me de muitos outros casos. Mas é preciso ter atenção, aliás refiro isso, percebo, mas é uma fase importante para a qual a sociedade civil deve ter uma palavra, que não seja aquela visão, que passa nos media, de que a policia tem de ter mais poder. É verdade que sim, mas cuidado, muito cuidado, é preciso que haja discução pública..

Bem o post foi só um "aviso" =)

[posidon]

2:58 da tarde  
Blogger mosh said...

O problema do poder das forças policias é muito delicado, pois se é reclamado mais poder para as mesmas, se tal for dado, daqui a uns tempos somos capazes de estar a discutir casos de abuso de autoridade. Mas um facto é verdade, a lei portuguesa está de tal modo feita que um policia se disparar tem a corda ao pescoço. Este tema tem que ser muito bem debatido, e com extremo cuidado na hora de reescrever as leis.
Esperevos para ver no que isto dá.

(Enigma)

9:14 da tarde  
Blogger mosh said...

Pois bem... Temos todos razão!! :)
Mas se a polícia começar ficar com muito poder,os nossos governadores começam ficar em apuros!
Assim "eles" andam à vontade e fazem o que querem,quem sofre...somos nós aos mãos dos criminosos! Acreditem,isto são tudo teorias da conspiração.
[LIFEFORM]

6:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home