href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

segunda-feira, março 21, 2005

Perigo das novas tecnologias

Como foi divulgado num post anterior, as novas tecnologias estão a tornar-se numa potente arma ao alcance de qualquer pessoa. Este facto não é recente, mas esta cada vez mais consciente do publico em geral, como podemos constactar pelo crescente numero de paginas pessoais que têm como finalidade criticar ou divulgar algo que de mal atingiu uma pessoa. Este método é cada mais utilizado em vez de apresentarem queixas, pois uma má publicidade é pior do que um processo em tribunal, e muito mais barato. Ora, se isto por um lado nos trás vantagens a nós, simples marionetas do sistema, trás desvantagens aos mais poderosos elementos do sistema. Estas novas armas podem ser utilizadas de forma indiscriminada e muitas vezes para alcançar objectivos pouco claros. Neste caso do director de informação da CNN, está provado que realmente proferiu aquelas palavras, mas, se pelo contrario o não tivesse feito, estaria neste momento a enfrentar uma acusação, injusta, mas que devido ao tamanho que alcançou tão rapidamente, teria que se demitir na mesma, apenas para cessar as acusações. É este o perigo das novas tecnologias.
Este uso indiscriminado fica apenas sujeito á apreciação da consciência de cada um que dela faz uso. Creio que este tema devera continuar a ser discutido para alem de servir como plataforma de debate sobre o tema, servir como divulgação do mesmo e divulgação e sensibilização, para que não se caia na tentação de uma utilização errónea das novas tecnologias, embora tomos saibamos, que haverá sempre alguém a fazê-lo.

(Enigma)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

INFORMAÇÃO é poder... Logo quem dita a informação tem poder! É verdade e por incrível que pareca estmos a ser bombardeados com constantes más informações, ou contra-informações, senão as conseguirmos separar ficaremos com um conhecimento actual muito distorcido!
Estou um pouco informado sobre a situação no Iraque e vejam como na CNN e afins eles dão a notícia...os Americas não são o povo invasor, são aqueles gajos que se dão pelo nome de Palestinos...WHO THE HELL ARE THEY?!?!?!?
Eu escolho o Orson wells como primeiro contra-informadeiro da história, só que aí a notícia foi mais divertida.

9:36 da manhã  
Blogger mosh said...

Aqui a questão em causa, é a de uma qualquer pessoa com acesso à internet poder "caluniar" do "difamar" qualquer pessoa, sem que esta tenha tempo de poder respirar. Temos numerosos casos de forums onde aparecem fotografias, historias, etc de muita gente, sendo elas verdadeiras ou falsas. Tem que haver bom senso no uso desta tecnologia.

(Enigma)

9:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home