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quinta-feira, março 31, 2005

Será real,ou estarei a dormir?

Umas grandes revelações.
Ultimamente já viram as novidades do nosso querido governo?!?!
Prometeram não aumentar o IVA,IRC ou IRS...estão a cumprir, mas activaram de novo o imposto para quem compra casa.
E sabia que quando compramos casa, primeiro pagamos um imposto, depois de avaliação da casa é que o governo vai restituir esse montante, o que não dizem à população é que esse valor pode demorar(muito)a chegar.
Agora andamos a emprestar dinheiro ao estado..........................................................
O Português compra casa? Paga imposto caro...
O Português compra carro? Paga imposto caro...
Talvez seria melhor alugar tudo...assim não se paga tanto imposto, mas no fim o português acaba por não ter património nenhum!!!
Sabiam que o imposto automóvel chega a uma certa percentagem não aumenta?
Passo explicar com um exemplo(não veridico), um carro que custa 2000contos paga 1000contos de imposto, mas um de 20000contos paga 1500contos.
Ou seja, um carro de alta gama(que por acaso é comprado pelos nossos ministros) em comparação com um de baixa chega pagar pouco imposto.
Sabiam que uma peça de luxo(joia) tem o IVA igual a um pacote de arroz?
O mexilhão pequenino é que tem que pagar tudo, os grandes é que se safam bem dos impostos.

[LIFEFORM]

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A questão do imposto automovel não é bem assim. O imposto automovel é calculado com base na cilindrada do veiculo. Por norma, um carro de 20.000 contos tem sempre uma cilindrada bem superior á de um carro de 2.000 contos. Por exemplo um carro de 20.000 contos, podemos ter como exemplo um Mercedes Class S 320 CDI, tem como preço base cerca de 10.000 contos, é acrescentado cerca de 6.500 contos e o resto é IVA, despesas de legalização, preparação e transporte do veiculo. Um carro de 2.000 contos, tem como preço base 1.000 contos, e o resto é impostos, mas se o mesmo carro tivesse o mesmo motor do de 20.000 contos custaria cerca de 9.000 contos, que seriam os tais 6.500 de imposto automovel mais o respectivo IVA. É certo que a precentagem de IA pago por um veiculo de alta cilindrada acaba por ser menor do kque por um carro mais barato, mas isso está feito para incentivar o mercado e a renovação do parque automovel português, embora, claro, não iremos ver toda a gente a comprar carros de alta cilindrada. O que estava previsto á uns anos atras era acabar com o IA e substituilo pelo chamado imposto ecologico, em que, quanto mais baixa a cilindrada de um carro (mais poluente é), e quanto mais anos tiver mais imposto iria pagar (seria mais ou menos como o imposto municipal ou "selo"). No meu ver esta seria uma nova e possivelmente eficaz medida para deixar-mos de ver certos "cancros" nas nossas estradas e incentivar a economia neste sector.

Enigma

2:10 da tarde  
Blogger mosh said...

Ok ok... a explicação do IA não está muito elucidativa, mas acaba por ir ter à ideia inicial.
Um carro de gama alta paga menos do que um de gama baixa, afinal estão a facilitar quem? O Português não tem dinheiro para andar comprar MERCEDES ou outro tipo de gama, pode endividar-se comprar esse tipo de carros, mas na prática não dispõe desse dinheiro.
Porque não investir em bens imobiliarios? Custam mais mas o menos deixam algo pros filhos!!!
Isto já são outros assuntos...
Mas ideia inicial é que temos os impostos todos trocados!

[LIFEFORM]

9:24 da manhã  

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