href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

domingo, abril 10, 2005

Contra mim mesmo

Todos queremos ser livres. Mas ainda assim tentamos arranjar maneiras de o não sermos. O futuro parece-me cada vez mais controlado... Estou metido nisso, é estranho mas verdade!!!

[posidon]

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos."

Jean Paul Sartre

O futuro tende a ser cada vez mais controlado por tudo aquilo que nos rodeia, pessoas, maquinas, ideias, politicas, pensamentos.
Cabenos a nós a escolha de remarmos contra mare, ou de nos deixarmos ir a favor da mesma. Se nada fizermos, de certeza que sera isso que vai acontecer. Embora o facto de estarmos hoje a discutir isso tenha duas vertentes, a 1ª faz com que pensemos no assunto, que procuremos maneiras de contrariar a tendencia, a 2ª faz com que controlemos a nossa maneira de ser, faz com que moldemos o nosso comportamento e o nosso pensamento. De uma maneira ou outra, estamos a controlarmo-nos.

Restanos uma unica coisa com que nos preocupar: O que é realmente sermos livres??

(Enigma)

9:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema é que não é preciso entrarmos em grandes ideias filosóficas. Estou a contribuir para que seja possivel o controle, estou no grupo de pessoas que desenvolvem isso, e tudo isso vai contra os meus ideiais!!!

A questão é tão simples que pode ser resumida a: "Estamos a criar cada vez mais ferramentas/ideias/conceitos para que o nosso anonimato, a nossa privacidade deixe de existir." Isto assusta-me e ainda me assuta mais eu estar a ajudar!!! Vou esperar (ingenuo!) que td o que criamos nunca veja a luz ao fundo do tunel!!

[posidon]

9:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Lembraste de kuma professora que dizia que não usava cartões multibanco para ninguem saber onde é que andava e onde é gastava o dinheiro?

Á já muitos anos que o existem variadissimos sistemas que podem nos controlar, e sem darmos conta, utilizamo-los todos os dias, sem sequer pensarmos nisso. Qualquer pessoa com um pouco de conhecimentos electronicos sabe onde nos estamos atravez no telemovel, mas no entanto não nos separamos dele. É um facto que esta situação tende a piorar, mas o que podemos nós fazer? trabalhamos para que a nossa vida seja cada vez mais facilitada, mas no entanto, estamos cada vez mais a ficar dependentes de tecnologias, que pouco a pouco nos tiram toda a nossa liberdade. Neste momento somos telemoveldependentes, e já não nos lembramos dos tempos em que não existiam, quando falta a bateria já não sabemos como é que havemos de falar com alguem. Toda a nova tecnologia tras dependencia, mas juntamente com a dependencia vem o cerco á liberdade.

(Enigma)

12:48 da manhã  
Blogger mosh said...

Têm muita razão, ao nível de avanço tecnologico mas ao constante retrocesso nas ideias...não me admira nada que um dia tenhamos as nossas vidas controladas!! Se já o fazem nas instituições militares...
Concordo com o ENIGMA, cabe a nós não conordar com estes esquemas.
E não acreditar que é para melhor segurança!!!

9:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A questão passa também por estarmos a arranjar mais soluções/ferramentas que podendo serem uteis se tornam em ferramentas que podem ser utilizadas para controle! (o telemovel, já referido, é um bom exemplo).
Tem piada, vermos pessoas a discutir novos conceitos novas ideias e não deixando de ser úteis podem fazer com que percamos o que nos resta de privacidade...Repare-se que isso está muito longe da ideia dos "governos" tentarem controlar a bem da segurança, isto é algo muito mais abstracto, são apenas conceitos que nada têem a ver directamente com segurança!

[posidon]

9:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home