href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

quarta-feira, abril 20, 2005

Seguir a opinião publica

"Antigamente os melhores políticos lideravam a opinião pública. Agora os que têm ambições políticas limitam-se a segui-la."

Fernando Sobral in Jornal de Negocios

Será que isto é o que realmete está a acontecer??
Infelizmente creio que sim, que actualmete quem quer ter sucesso na politica e ter uma vida "politica" longa e prospera tem que seguir as "modas e tendencias" da opinião publica. Infelizmente vivemos num mundo, ou melhor, num pais, onde toda e qualquer ideia nova, que proponha uma mudança que vá contra a opinião publica e principalmente a opinião mediatica (pois é ai que a opinião publica se baseia), é morta logo á nascença, sem qualquer hipotese de sobrevivencia.
Antigamente (e falo de á 25 anos atras) eram os politicos que influenciavam as massas, conseguiam apresentar as suas ideias ao povo e leva-lo a acreditar em si. Neste momento não temos ninguem da nova geração de politicos em Portugal capaz de fazer isso, ninguem tem a coragem de apresentar novas e radicais propostas de mudança. Será que andamos a perder qualidades ?

(Enigma)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Permite que discorde e apresente algumas ideias.
Em portugal NÃo existe opinião pública. Para se verificar a veracidade desta afirmação, basta ver que a, chamada opinião pública, se concentra toda nos mesmos "opinion makers", repare-se que as pessoas que decidem hoje, amanhã são comentadores e analistas, os que analisam serão os que decidem amanhã. Muitos exemlpos existem e não é necessário apresentá-los. Digamos que a opinião pública portuguesa está sufocada, e está sufocada porque não existe sangue novo, novas pessoas (com qualidade/ou não) para renovar o espaço critico portugues (este espaco critico deverá ser parte integrante da opiniao publica)!
Neste portugal semi-moderno nada gera controversia. A realização de filmes, peças, musica, arte, nada gera criticas, nada é "consumido/absorvido" pela população, daí a não existência de espaço publico. Os criticos são sempre os mesmos. Muito mais se pode falar deste assunto, mas não numa caixa de comentários.

Penso que é importante não misturar espaço público com espaço mediático, são duas coisas completamente diferente, e ai tens razão quem quer ser politico e ter poder TEM de ocupar o espaço mediático, só assim fica conhecido. Pelo contrário o espaço público (algo que estamos a criar com este blog) tem por objectivo a discução e não o reconhecimento (ou poder).
A perder qualidades, acho que não, aliás acho que estamos cada vez melhores, mas a realidade é que são poucos os politicos que lutam por ideiais e não por interesses. É normal que pela falta de opinião pública, que leva à falta de interesse e de opinião das massas, as pessoas fiquem alienadas da politica e deixem que maus politicos ocupem o poder.
Muito mais fica por dizer, mas é sem duvida um assunto muito importante e um entrave ao nosso desenvolvimento!!

[posidon]

12:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home