href="http://notrealpolitik.blogspot.com/2005/02/politica-portuguesa.html"

quinta-feira, março 31, 2005

Será real,ou estarei a dormir?

Umas grandes revelações.
Ultimamente já viram as novidades do nosso querido governo?!?!
Prometeram não aumentar o IVA,IRC ou IRS...estão a cumprir, mas activaram de novo o imposto para quem compra casa.
E sabia que quando compramos casa, primeiro pagamos um imposto, depois de avaliação da casa é que o governo vai restituir esse montante, o que não dizem à população é que esse valor pode demorar(muito)a chegar.
Agora andamos a emprestar dinheiro ao estado..........................................................
O Português compra casa? Paga imposto caro...
O Português compra carro? Paga imposto caro...
Talvez seria melhor alugar tudo...assim não se paga tanto imposto, mas no fim o português acaba por não ter património nenhum!!!
Sabiam que o imposto automóvel chega a uma certa percentagem não aumenta?
Passo explicar com um exemplo(não veridico), um carro que custa 2000contos paga 1000contos de imposto, mas um de 20000contos paga 1500contos.
Ou seja, um carro de alta gama(que por acaso é comprado pelos nossos ministros) em comparação com um de baixa chega pagar pouco imposto.
Sabiam que uma peça de luxo(joia) tem o IVA igual a um pacote de arroz?
O mexilhão pequenino é que tem que pagar tudo, os grandes é que se safam bem dos impostos.

[LIFEFORM]

terça-feira, março 29, 2005

1500 sites

A musica "Being Boring" dos Pet Shop Boys, é ainda hoje considerada por muita gente como sendo a melhor musica de sempre, mesmo depois de ter sido editada em 22 de Outubro de 1990 no Album Behaviour. Esta musica tem actualmente dedicados cerca de 1500 sites por toda a internet. Um fenomemo de popularidade e de longevidade, talvez apenas batido pelo album Dark Side Of The Moon dos Pink Floyd (O qual se manteve no top Ingles por mais de 25 anos).

Para quem queira saber mais acerca da musica aqui fica aquele que talvez é o melhor e mais conhecido site acerca desta musica :

http://www.10yearsofbeingboring.com


I came across a cache of old photos
and invitations to teenage parties.
“Dress in white,” one said with quotations
from someone’s wife, a famous writer
in the nineteen-twenties.

When you’re young you find inspiration
in anyone who’s ever gone
and opened up a closing door.
She said we were never feeling bored.

‘Cause we were never being boring,
we had too much time to find for ourselves.
And we were never being boring,
we dressed up and fought, then thought “make amends.”
And we were never holding back, or worried that
time would come to an end.

When I went, I left from the station
with a haversack and some trepidation.
Someone said “If you’re not careful,
you’ll have nothing left and nothing to care for
in the nineteen-seventies.”

But I sat back, and looking forward,
my shoes were high, and I had scored.
I’d bolted through a closing door,
and I would never find myself feeling bored.

Cause we were never being boring,
we had too much time to find for ourselves.
And we were never being boring,
we dressed up and fought, then thought “make amends.”
And we were never holding back, or worried that
time would come to an end.
We were always hoping that, looking back
you could always rely on a friend.

Now I sit with different face
sin rented rooms and foreign places.
All the people I was kissing,
some are here and some are missing
in the nineteen-nineties.


I never dreamt that I would get to be
the creature that I always meant to be.
But I thought, in spite of dreams,
you’d be sitting somewhere here with me.

‘Cause we were never being boring,
we had too much time to find for ourselves.
And we were never being boring,
we dressed up and fought, then thought “make amends.”
And we were never holding back, or worried that
time would come to an end.
We were always hoping that, looking back
you could always rely on a friend.

‘Cause we were never being boring,
we had too much time to find for ourselves.
And we were never being boring,
we dressed up and fought, then thought “make amends.”
And we were never being boring,
we were never being bored,
‘cause we were never being boring,
we were never being bored.

domingo, março 27, 2005

Convenção de Genebra

Foi admitido pelo exercito dos estados unidos que membros da Militar Intelligence da 101th Airbone responsaveis pela prisão de mosul, violaram a convenção de genebra aio maltratarem e torturarem prioneiros.

Podem ver as noticias aqui:

Isto levanta gravisksimos problemas, pois se os Estados Unidos invadiram o Iraque por, alem de supostamente possuir armas de destruição massiça (coisa que os estados unidos têm de sobra para dar e vender, coisa que até fazem, pois vendem material militar, nuclear, biologico e quimico a variadissimos paises do mundo), mas por tambem violar as regras dos direitos humanos ao atacar indiscriminadamente o povo curdo no norte do pais, e por torturar os seus prisioneiros civis e politicos. Os Estados Unidos lançaram uma grande campanha a dizer que agora o povo iraquiano era livre, não iriam haver mais abusos de autoridade, etc, mas o que se começa agora a constactar é que são os proprios estados unidos a abusar dos direitos humanos e a violar as regras dos tratados internacionais acerca de prisioneiros de guerra. Esta noticia cai como mais uma bomba depois de termos todos observado as fotografias de abusos por parte de militares americanos e ingleses noutras prisões.

Se se usa como pretexto violações de direitos humanos e de tratados internacionais para invadir um pais, quais vão ser agora as consequencias para os estados unidos??, parece que a comunidade kinternacional ja se esqueceu das fotografias que vimos á uns meses atras dos prisioneiros iraquianos, se fossem ao contrario ja se estaria a peir vingança, mas como foram os americanos não se faz nada, nem sequer se fala mais nisso. Alguem tem que ser responsabilizado, tem que ser feita qualquer coisa contra este dominio absoluto por parte dos estados unidos, e dos seus soldados, que fazem o querem e lhes bem apetece nas prisões por todo o Iraque.

(Enigma)

quarta-feira, março 23, 2005

Só visto

Isto é mesmo para doidos. Podemos começar pela parte sã.

http://www.copvcia.com/free/ww3/032305_world_stories.shtml#1

"Washington, DC- As predictions for China's demand for oil jumped 25 percent last week and global consumption far surpassed 2004 estimates, the House Resources Subcommittee on Energy and Minerals announced a Wednesday hearing to study global energy and mineral consumption increases from emerging economies such as China and India.

"Just as the energy and mineral demands of the United States continue to grow, so too do the energy and mineral needs of developing nations such as India and China. We need to better understand the changes in these nations and the global economy to ensure that we can maintain a continual and dependable mineral and energy supply to support our economy and lifestyle," said Subcommittee Chairman Jim Gibbons (R-NV). "At the same time, the U.S. must retool its mineral and energy strategy by encouraging, rather than discouraging, investment in domestic natural resource production.

Ok, até aqui tudo bem, apenas a confirmação de que tanto a China como a India se estão a desenvolver a tal ponto que brevemente irão ser consideradas novas super potências. O engraçado nesta noticia é :

"While the world and the United States especially continue to make advances in energy conservation and renewable technologies,..."

Numa epoca em que quando falamos de ambiente e poluição nos lembramos logo do famoso tratado de Kyoto, o tal que os Estados Unidos não quiseram assinar porque vai contra a sua economia, estes tipos vêem dizer que os Estados Unidos especialmente estão empenhados no desenvolvimento de novas tecnologias de conservação de energia, ..., por favor, se estivessem assim tão empenhados, tinham assinado o tratado, a não ser que as estejam a desenvolver para implementar noutros paises, para que eles possam continuar a ser a nação mais poluente do Mundo.

(Enigma)

terça-feira, março 22, 2005

cuidado com os excessos

Portugal está a atravessar uma fase onde é necessário estarmos atentos e não deixarmos de participar nas decisões que ai vêm.
A morte de vários policias nos últimos tempos faz com que a população e os próprios policias se sintam revoltados. MAS a resolução deste problema passa pouco por dar mais autoridade e recursos às forças policiais. É necessário ter cuidado com excessos e pensar o porque do que se está a passar.

Voltaremos a este assunto assim que seja necessário, mas é bom deixar uma anotação!

[posidon]

segunda-feira, março 21, 2005

Democraca mediatica

Presentemente em vez de vivermos em uma democracia parlamentar vivemos numa democracia mediática, pois em vez de sermos nos, povo e eleitores a elegermos os nosso ministros e governo, são os órgãos de comunicação social que através das suas noticias e especulações, derrubam e elegem as figuras do governo. Veja-se só o que aconteceu com o caso da Casa Pia. Para todos os efeitos sob segredo de justiça, muitas noticias, verdadeiras ou falsas, passaram cá para fora, sendo mediatizadas a tal ponto que muitos dos intervenientes viram-se julgados e condenados na hora na praça publica. Este tipo de mediatização é por demais evidente em Portugal, onde qualquer mexerico serve para abrir o telejornal das oito da noite. Isto vem acontecendo já á muitos anos nos EUA, onde se diz que a CNN é que governa o país. Por cá basta que um jornal, por mais sensionalista que seja, se lembre de publicar qualquer coisa acerca de um membro do governo, para que os outros todos, sem sequer confirmarem a noticia, virem a pedir a sua imediata demissão. Este tipo de jornalismo tem que acabar, ou pelo menos tem que passa a haver uma fiscalização, ou punição mais dura para aqueles que em vez de informarem apenas difamam. Claro que não podemos voltar a ter uma censura noticiosa, mas temos que ter consciência do poder que actualmente os meios de comunicação têm em mãos, e se nada for feito, qualquer dia esse poder não lhe poderá ser retirado.

(Enigma)

Perigo das novas tecnologias

Como foi divulgado num post anterior, as novas tecnologias estão a tornar-se numa potente arma ao alcance de qualquer pessoa. Este facto não é recente, mas esta cada vez mais consciente do publico em geral, como podemos constactar pelo crescente numero de paginas pessoais que têm como finalidade criticar ou divulgar algo que de mal atingiu uma pessoa. Este método é cada mais utilizado em vez de apresentarem queixas, pois uma má publicidade é pior do que um processo em tribunal, e muito mais barato. Ora, se isto por um lado nos trás vantagens a nós, simples marionetas do sistema, trás desvantagens aos mais poderosos elementos do sistema. Estas novas armas podem ser utilizadas de forma indiscriminada e muitas vezes para alcançar objectivos pouco claros. Neste caso do director de informação da CNN, está provado que realmente proferiu aquelas palavras, mas, se pelo contrario o não tivesse feito, estaria neste momento a enfrentar uma acusação, injusta, mas que devido ao tamanho que alcançou tão rapidamente, teria que se demitir na mesma, apenas para cessar as acusações. É este o perigo das novas tecnologias.
Este uso indiscriminado fica apenas sujeito á apreciação da consciência de cada um que dela faz uso. Creio que este tema devera continuar a ser discutido para alem de servir como plataforma de debate sobre o tema, servir como divulgação do mesmo e divulgação e sensibilização, para que não se caia na tentação de uma utilização errónea das novas tecnologias, embora tomos saibamos, que haverá sempre alguém a fazê-lo.

(Enigma)

Falam falam...

Novo governo já posto no poleiro ... e a oposição já critica, nem que seja o breve respirar do novo governo.
Os governos que recentemente ocuparam até agora o poder, pouco fizeram pelo país. Mas criticar o novo governo porque mostrou o seu plano, que POR ACASO era o que prometiam antes das eleições!!!!
Eles criaram o seu parque infantil privado, já nem parecem políticos... O Santana berrou e fez aquelas birras todas pela dissolução do governo!
O Paulinho tiraram-lhe os aviões e os tanques, saíu do partido!
Epá...cresçam...façam-se homens...governem um país que não tarda está numa falencia técnica.
Os nossos melhores comediates dariam melhores governadores do que estás crianças que só sabem é criticar-se uns aos outros.
É triste ver isto, ouvir isto, sentir isto no país berço da nossa existência.
Acredito plenamente que para as próximas eleições quem vai ganhar é o PSD, o poder tem sido distribuido como um pendulo pelo PS e o PSD...bahhhh

[LIEFORM]

quinta-feira, março 17, 2005

Algumas reflexões

Numa busca pela net, encontrei algumas citações de personalidades do passado e do presente que acho interessantes e dignas de alguma reflexão sobre elas.

O limite extremo da sensatez é o que o público baptiza de loucura. Jean Cocteau

Por isso os politicos não evoluem em portugal, nem sequer a politica, porque quando aparece alguem com ideias novas e radicais, "no extrema da sensatez" o povo e os mais conservadores correm logo a dizer que é "loucura", sem darem tempo a explicações os sem sequer pensarem se seria bom ou mau, julgam logo que é mau, apenas porque é novo.

Todas as nações têm o governo que merecem. Joseph Maistre

Será que é verdade?, se assim for os americanos devem ser mesmo maus, para terem um governo como o de Bush durante 2 mandatos!!!. Creio que o que Maistre queria dizer era que o povo escolhe escolhe segundo as suas proprias limitações e habitos. É o que acontece em Portugal, sinceramente creio que esta geração e o resta das anteriores não dá para mais. Se não forem tomadas medidas urgentemente para alargar os horizontes destas pessoas, voltaremos sempre a ter o Governo que merecemos, ou seja, o pior que pode haver.

A minoria pode ter razão, a maioria está sempre errada. Henrik Ibsen

Palavras para quê??, está tudo dito.

Somente um país inferior, ordinário, insignificante, pode ser democrático. Um povo forte e heróico tende para a aristocracia. Benito Mussolini

Será por isso que nós não passamos de insignificantes e a Inglaterra é uma das maiores potencias Mundiais?? Temos que por o D. Duarte no Poder!!!

Na América, o presidente governa, mas os jornalistas têm o poder. Oscar Wilde

Ora, até que enfim alguem que reforça a teoria de que a CNN é o regulador do governo nos Estados Unidos, o terceiro partido como já alguem lhe chamou.

O nacionalismo é uma doença infantil; é o sarampo da humanidade. Albert Einstein

Creio que nos tempos que correm temos que passar a deixar o amor a patria um pouco de lado, pelo menos, da maneira como era conhecido á umas decadas atras. Com a prsente globalização e abertura de fronteiras, não podemos deixar que o nosso amor pelo nosso pais nos deixe fechar e atirar o pais para um canto, enquanto todos os outros evoluem, trocam culturas e conhecimentos. Temos que deixar que haja uma "mistura" de culturas, nem que isso implique perdermos um pouco da nossa identidade, pois há tantos paises que já o fizeram há tanto tempo, e que na altura apesar de serem criticados continuaram, e hoje são bastante mais evoluidos do que nós.

Para breve mais citações ....

(Enigma)

quarta-feira, março 16, 2005

Para uma educação pública

Não vi com muita atenção, mas parece interessante.
The National Unions of students in Europe

Numa tentaiva de "parar" o processo de Bolonha as associações estudantis Agir (Galiza), Ikasle Abertzaleak (Euskal Herria) e CEPC (Países Catalães) apresentarem o documento "Contra a privatização da educação. Por uma escola pública. Paremos o Processo de Bolonha".

Esperamos que resulte em algo e que mais se juntem para que no futuro tenhamos uma educação gratuita e de qualidade!

[posidon]

Mentalidades

Os europeus estão cada vez mais xenofobos/racistas.
O estudo profundo que sobre estes comportamentos é complicado e não poderá ser feito de ânimo leve. A multidisciplinaridade necessária e o tempo leva-nos a, por agora, não poder faze-lo.
Mas fica a noticia do estudo efectuado pelo EuroBarómetro que indica bem o que se está a passar numa europa que se QUERIA multi cultural, multi racial, multi religiosa, democrática (no sentido de uma liberdade individual). Estamos, infelizmente, cada vez mais longe desses objectivos!! (Maus tempos virão)
continue a ler a noticia

[posidon]

terça-feira, março 15, 2005

Arranjem-me veneno

E o satana voltou à camara.

Repare-se na imagem. Chegaram ao mesmo tempo e ele vai à frente com o carmona a trás. Isto está tudo pensado, que palhaçada. Este homem ainda não está morto, é pior que erva daninha!!
Ó santana larga-nos a perna, vai pros copos e deixa o ppl em paz!!

[posidon]

sexta-feira, março 11, 2005

E pronto virou moda

Este livro foi a minha ultima aquisição, faz já 1 mês.


Nesse tempo já o li e re-li algumas passagens. Não venho tentar debater nenhuma das ideias do livro, não vale a pena diz tudo o que devia ser dito (e lido) por um dos 25 maiores pensadores vivos! O que me faz escrever é a atenção que os meios de comunicação têm dado ao livro. Já está na sua 5ª edição, quer isto dizer que já muitos portugueses o compraram. O que eu gostava de saber é se o perceberam, se o entederam, se o leram? O livro não é fácil. Não é do género levar para a praia e ler. Não é para qualquer um ler (mas devia). Não conta uma história. É complexo. É preciso parar e pensar (nós não gostamos disso). Não é um livro filosófico, mas fica lá perto. A pergunta é porque é que o livro é tão vendido? Porque, se o escritor nem é conhecido do grande público?
Será que os portugueses sentem necessidade de mudar? será que pensam que o livro aponta soluções, desenganen-se apenas aponta problemas. É preciso que esses problemas sejam "inscritos" (para usar uma palavra do autor) para que sejam resolvidos. Não é um livro de receitas. Não aponta, directamente, caminhos mas mostra os problemas. Depois claro é preciso interiorizar e perceber e tentar melhorar, bem sabemos que é essa a parte complicada mas não percamos a esperança!!

Voltaremos ao livro depois de lido, re-lido, percebido, trazido para a realidade, pensado, trabalhado...não sei quando. Mas voltaremos, vale muito a pena!!

[posidon]

quarta-feira, março 09, 2005

Estado de espirito II


"Donna Maria são um trio da grande Lisboa, com Marisa Pinto na voz, Miguel A. Majer na bateria e programações e Ricardo nos teclados e samplers. Têm fortes influências da música electrónica e uma alma profundamente portuguesa bem patente no recurso a instrumentos tradicionais, como a guitarra portuguesa ou o acordeão. Neste contexto, os Donna Maria pretendem devolver a desejada frescura à Música Portuguesa através da sua visão electrónica e contemporânea."
Continue a ler

[posidon]

Eleições II

Há, particularmente, duas escolhas que neste novo governo me agradam, curiosamente (ou não) independentes! Mariano Gago tem provas dadas em areas ciêntificas, professor catedrático no IST, a ele se deve muitos dos programas de ciência e investigação em portugal. Já esteve no governo apenas como ministro da ciência e parece-me ter feito um bom trabalho (não muito visivel, mas é perfeitamente natural a investigação e a ciência _não_ são bem vistas em portugal - uma questão de mentalidade).
O problema que lhe caiu nos braços é grande, o ensino superior - assim como toda a educação - está de rastos e muito provávelmente a "folha branca" de que falo em relação a Mariano Gago sairá suja, mas diga-se vai ser um trabalho doloroso. (algumas medidas para a educação serão tratadas a seu tempo).

Freitas do Amaral - Não tendo em conta um passado longinquo, vou-me debruçar no passado recente. Foi desde a primeira hora contra a politica imperalista de bush. Tem sido a favor de um eixo europeu (frança e alemanha, espanha de zapatero como apêndice). Teve no passado grandes contactos com lideres internacionais (conhecimento não lhe falta). Portugal tem por base boas relações com a europa e com os estados unidos, assim como os PALOP, toda a força internacional tem sido direccionada para esses grupos. O afastamento, dilebrado, de Freitas dos sempre aliados EUA, pode ou não ser bom para portugal. Pode ser um passo correcto, se pensarmos que os EUA são uma super potência em completa decadência, novos impérios (económicos e não só) emergirão dentro de poucos anos. Precisamos de uma politica internacional virada para a europa - a VELHA europa, não para os exemplos dos paises de leste, verdadeiros laboratórios do capitalismo (este tema merece outro post)! A europa enquanto grupo de interesses precisa urgentemente de se modernizar e ganhar o lugar que lhe pertence no mapa politico mundial! Freitas pode ajudar a que portugal se bata por um lugar nesse mapa. A aproximação a outros "mundos" (china, paquistão, india, islão(como estado)?) só trará beneficios internos. vejamos se portugal é capaz de se juntar a quem interessa.

NOTA:Mais ideias sobre as eleições continuarão a ser apresentadas!!

[posidon]

terça-feira, março 08, 2005

O objectivo do Blog (pelo menos para mim)

Em conversa com um amigo, numa sessão de msn, foram-me levantadas algumas questões (pertinentes) sobre o “anonimáto” (falta de publicidade) que este blog sofre. Este diálogo fez-me tentar explicar o porque da existência do blog e quais os meus objectivos pessoais aquando da sua criação.
Antes de mais afirmar, como já o afirmei várias vezes, que fazer publicidade a este site é muito fácil, basta acrescentar um conjunto de links para outros blogs (como já teve) e assinar comentários noutros blogs com o link deste site.

A criação deste blog tem 2 objectivos explicitos e 2 implicitos:
Objectivos explicitos:
i) ter um sitio onde possa acrescentar algo que se vai passando no dia a dia (diário?), algo para mais tarde recordar. Com isto quero guardar, pensamentos, imagens, acontecimentos, frases, estados de espirito, etc... Um verdadeiro diário mas na perspectiva intelectual presente que poderá ser útil no futuro, não a um nível demasiado pessoal, mas sim de pessoa (humanidade)!!
ii) Formular algumas ideia que vou tendo sobre os mais variados assuntos, pondo-as em discução permanente/constante com outros para que os pensamentos não nascem e morram em mim, sem que sejam discutidos e lançados para outros niveis que sozinho não o poderia fazer. Para mim a definição de conceitos prende-se sempre com a discução com a criação e manipulação da ideia inicial. Quanto mais pessoas houver a acrescentar matéria prima ao assunto, melhor será a discução e os possiveis resultados.

Objectivos implicitos:
i) Melhorar a organização de ideias e consequentemente a sua apresentação aos outros.
ii) Resultante da primeira, é o praticar a escrita, a exteriorização do pensamento, e a materialização de possiveis sentimentos e ideias.

Porque acho que fazer do blog um sitio muito publicitado vem contra os meus objectivos?
Para já à pessoas que não sabem viver/conviver com o (possivel) protagonismo. O protagonismo cria um nevoeiro que poderá fazer com que os afectados fiquem temporáriamente "cegos". Não é esse objectivo deste blog onde se quer que todos sejam o mais abstratos possiveis, onde não entrem cores partidárias, clubisticas, etc... É necessário a constante interrogação e o protagonismo poderá fazer com que essa interrogações sejam postas de lado. O acomodamento não é permitido =)
Depois porque não gosto de protagonismo, não quero que me leiam, até porque acho que o que estamos aqui a fazer poderá não ser de "grande nível" (vergonha? talvez, mas também consciência que existem outros (muito) melhores que nós.)

Sem mais para já (voltar ao trabalho eheh) mas não quer dizer que não altere este post. Só gostava de pedir aos outros bloguers para lerem com atenção e comentarem o post.

[posidon]

sexta-feira, março 04, 2005

On the top

Já os tinha como um dos melhores grupos que tinha visto em concerto, e ontem não desiludiram...



O concerto foi no auditório da reitoria da Universidade de Aveiro, edificio novo com uma acustica fantástica! 540 lugares disponiveis, como era de esperar, completamente cheio!!

[posidon]

Pelo planeta...que é de todos!!!

Discurso do Ministro Brasileiro de Educação nos EUA...
Este discurso merece ser lido, afinal não é todos os dias que um Brasileiro dá um "baile" educadíssimo aos Americanos... Durante um debate numa universidade nos Estados Unidos o actual Ministro da Educação CRISTOVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia (ideia que surge com alguma Insistência nalguns sectores da sociedade americana e que muito incomoda os brasileiros). Um jovem americano fez a pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um Brasileiro. Esta foi a resposta do Sr.Cristovam Buarque:
"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade. Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro... O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria
ser internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas
Decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de
Todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à
França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo
Génio humano. Não se pode deixar esse património cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito tempo, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do
Milénio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em
Comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos também todos os arsenais
Nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus
debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da
dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do
Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito
defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me
tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa!"
ESTE DISCURSO NÃO FOI PUBLICADO. AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO Porque acho é
muito importante ... mais ainda, porque foi Censurado.

LIFEFORM